quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Proclamação da República





No dia 15 de novembro comemoramos a Proclamação da República de nosso país. Esse fato é uma data importante, pois o Brasil era o único país independente do continente americano, governado por um monarca. Essa liberdade foi conquistada depois que D. Pedro I, em 07 de setembro de 1822, proclamou a independência do Brasil.


D. Pedro II vinha sendo duramente criticado pelos militares, oficiais do exército que tinham lutado na guerra contra o Paraguai, onde estes queriam que a forma de governo aqui estabelecida passasse de monarquia para república.


Um governo republicano é aquele em que o povo escolhe o seu governante, o presidente, através do voto livre, secreto, de tempos em tempos, variando de acordo com cada país.


Além disso, os fazendeiros estavam insatisfeitos com a libertação dos escravos, pois perderam muito dinheiro já que os mesmos eram vendidos por cabeça, além de serem a mão de obra mais barata da época.


A igreja (católica) também estava insatisfeita com o imperador, que tinha o poder de nomear os bispos. Ocorre que alguns destes foram punidos e presos, motivo pelo qual a igreja se afastou do governo, passando a discordar das tomadas de decisões do mesmo.


Os cafeicultores assim como a classe média também não apoiavam o imperador, buscavam ter maior participação na política e queriam tomar decisões que tivessem mais ligadas aos seus interesses.


O militar, marechal Deodoro da Fonseca, resolveu comandar o movimento para a tomada do governo, tirando o imperador do poder.



Marechal Deodoro da Fonseca


O imperador, sabendo disso, mandou prender Deodoro, mas este apoiado pelo exército e unido com toda a classe popular, civis e jornalistas se dirigiu à Praça da Aclamação no Rio de Janeiro e proclamou a república, assumindo o poder como primeiro presidente do Brasil.

2 comentários:

  1. Ehh... mentira. Dom Pedro não ordenou a prisão dele, na verdade, ele ordenouq ue o movimento se disperssa-se e inclusive se propôs a atender várias demandas(das quais ele nem estava ciente antes, pois os positivistas preferiram dar o golpe e estabelecer esse fracasso, essa ruína que é a República, do que fazer pedidos à Sua Majestade). Depois que o Marechal se recusou a recuar, Dom Pedro abdicou para evitar uma guerra civil. Saliento que a Proclamação da República foi levada à cabo por um pequeno grupo de insatisfeitos das elites e influenciados pelas ideias positivistas de Auguste Comte, que diziam que uma república ditatorial seria melhor para a nação. O próprio irmão de Deodoro, também militar, se ofereceu para combater o golpe assim que se encontrou com Dom Pedro, no porto. Dom Pedro, deposto, levou uma caixa com terra de cada provícincia(estado) do Brasil, e com essa caixa ele foi enterrado, anos depois, quando morreu, idoso, pobríssimo, em um apartamento minúsculo que era pago por seu cunhado, o Conde d'Eu, que por sua vez, também estava com pouco dinheiro.

    ResponderExcluir